Divagando...

Divagando...
Bosque da Princesa em Pindamonhangaba - Foto de Maria Teresa de Brum Fheliz Benedito

domingo, 17 de março de 2013

Meditação do Evangelho do dia!


Evangelho e meditação retirados da internet.

5º DOMINGO DE QUARESMA Evangelho de São João 8, 1-11

"Jesus foi para o monte das Oliveiras. Ao amanhecer, ele voltou ao Templo, e todo o povo ia ao seu encontro. Então Jesus sentou-se e começou a ensinar.
Chegaram os doutores da Lei e os fariseus trazendo uma mulher, que tinha sido pega cometendo adultério.
Eles colocaram a mulher no meio e disseram a Jesus: "Mestre, essa mulher foi pega em flagrante cometendo adultério. A Lei de Moisés manda que mulheres desse tipo devem ser apedrejadas. E tu, o que dizes?"
Eles diziam isso para pôr Jesus à prova e ter um motivo para acusá-lo. Então Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Os doutores da Lei e os fariseus continuaram insistindo na pergunta.
Então Jesus se levantou e disse: "Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra."
E, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. Ouvindo isso, eles foram saindo um a um, começando pelos mais velhos. E Jesus ficou sozinho. Ora, a mulher continuava ali no meio. Jesus então se levantou e perguntou: "Mulher, onde estão os outros? Ninguém condenou você?" Ela respondeu: "Ninguém, Senhor." Então Jesus disse: "Eu também não a condeno. Pode ir, e não peque mais".
O novo Sol
Neste quinto domingo de Quaresma, a Igreja nos oferece um texto do evangelho de João, que atualmente se reconhece não pertencer ao autor do quarto evangelho.
Pelo estilo da redação e da linguagem utilizada, aproxima-se mais do evangelho de Lucas, que é o evangelista deste ano. O texto inicia com Jesus no monte das Oliveiras, para onde ele costumava retirar-se a fim de rezar, para estar a sós com o Pai. Dali, ao amanhecer, dirige-se ao templo.
Lembremos que o Templo era o lugar central de culto ao Deus de Israel, o lugar da lei, mas também onde se concentrava o poder religioso judaico, opressor e injusto.
É fortemente simbólico que o autor deste texto coloque Jesus desde o amanhecer no Templo. Para entender esta cena, precisamos recorrer ao cântico do Benedictus no qual Jesus é o sol nascente. Ele nasce do alto "para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte; para guiar nossos passos pelo caminho da paz (Lc1,78-79).
Jesus é o novo Mestre que revela o verdadeiro rosto de Deus e seu projeto de vida para todos/as. Obviamente seus ensinamentos, assim com seu estilo de vida, provocam cada vez mais a rejeição das autoridades judaicas.
Mas não do povo que ia sedento escutá-lo, "admirados pelas palavras cheias de encanto que saiam de sua boca" (Lc 4,22).
Enquanto isso acontece, irrompem "os doutores da Lei e os fariseus, trazendo uma mulher, que tinha sido pega cometendo adultério".
O evangelista volta a jogar com os posicionamentos da cena. Os doutores da Lei, que condenam a mulher, coloquem-na no meio, "lugar" dos destinatários preferenciais da salvação de Deus.
Em vários outros textos, vemos Jesus colocar no meio da comunidade as crianças, as viúvas, os doentes, porque eles/as estão ao centro do Projeto de Deus.
No centro de nossas famílias, comunidades, projetos, quem estão e por que motivo?

Os fariseus estavam realmente interessados em ter um motivo para acusar e condenar Jesus. Mas Ele não cai na armadilha! Deixa que eles terminem de falar e logo tudo se envolve de um profundo silêncio, interrompido de vez em quando pela insistência dos doutores.
Quando Jesus fala, suas palavras têm a autoridade de chegar às consciências das pessoas ali presentes: "Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra".
Volta-se ao silêncio, mas a consciência dos acusadores não ficou calada, porque um a um foram-se retirando, "começando pelos mais velhos".
Dessa maneira, ficam sós Jesus e a mulher. Podemos imaginar e até sentir o estado em que se encontraria a mulher, a humilhação e medo que ela experimenta.
Jesus inicia o diálogo, transgredindo a lei que não permitia a um judeu se dirigir em público a uma mulher desconhecida, muito menos na situação na qual ela se encontrava.
Mas Ele o faz e com ternura lhe pergunta: "Mulher, onde estão os outros? Ninguém condenou você?". Ele sabe a resposta, mas quer que a mulher se sinta digna de responder.

Este diálogo revela a pedagogia de Jesus: que a outra pessoa, independente da situação na qual se encontre, encorajada pelo espaço de confiança que o outro lhe oferece possa exercer o direito de falar e assim iniciar lentamente o caminho da autonomia.
Escuta-se pela primeira vez a voz da mulher: "Ninguém, Senhor". E logo a oferta de salvação de Jesus: "Eu também não a condeno. Pode ir, e não peque mais".
Essas palavras nos remetem a outra passagem do quarto evangelho: "Deus enviou seu Filho ao mundo não para condenar o mundo senão para que o mundo se salve por ele" (Jô 3,17).
Dessa maneira, no meio do templo, Jesus se apresenta como o Filho de Deus com entranhas de compaixão e misericórdia, do qual jorra a vida em abundância para essa mulher e nela para toda a humanidade necessitada.
Por isso juntos/as podemos afirmar que as palavras do cântico do Benedictus que citamos antes são verdade e são vida: cantar as palavras do Benedictus:
"Graças ao coração misericordioso de nosso Deus, o Sol que nasce do alto nos visitará, para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte; para guiar nossos passos pelo caminho da paz." Amém"

4 comentários:

  1. EU HEIN? NÃO ATIRO PEDRA NENHUMA!

    Bom domingo, Maria Teresa! Que a LUZ sempre ilumine seu coração.

    Abração
    Jan




    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! obrigada pela partilha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A quaresma é período de reflexões. E nada como o textos assim, para propiciá-la. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Maria Theresa...
    Vim agradecer seu carinho...e meditar junto com você ....Obrigada pela partilha do envagelho...
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita,volte sempre,deixe aqui seu comentário para que eu possa conhecer um tantinho de você.
Fica sempre com Deus!
Maria Teresa

Mimo de Gracita

Delicadeza de Roberta Maia

Como é bom viver...

Hum, como é bom viver a vida com responsabilidade e alegria!
Mas vida é curta para ser vivida com intolerância, com mau humor e estupidez como tenho visto por ai.
A vida é para ser vivida como se fosse um desabrochar de uma rosa, lentamente. Como o despertar do girassol, que se espreguiça todo até ficar olhando o sol, para melhor aproveitar a sua vida.
Viver a vida como se ela fosse uma sinfonia de pássaros matinais e se prestar atenção ouvirá uma sinfonia diferente a cada amanhecer, é só não ter pressa e ouvir, porque os pássaros estão lá a cada amanhecer.
Viver a vida sem pressa alguma porque a pressa não deixará experimentar o doce sabor que ela oferece a cada dia e olha, ela oferece sabores diferentes e crescedores de se viver.
Viver a vida como se não houvesse noites e só dias e dias de sol.
Então faça da noite do viver o mais lindo dia de sol!!

Arte: Émilie Munier
Autoria: Maria Teresa

Palavras da autora: “...nasci rodeada por livros, boa música, pinturas de quadros (papai tinha um atelier em casa), bordados (mamãe bordava lindamente) e muita religiosidade, caçula de três irmãos homens, temporã de pais na meia idade, fui educada com muito amor e mimo......adoro poesia e deixo o coração ditar e minhas mãos copiarem sobre o papel e ou teclado...amo ler e escrever, gosto muito de brincar com as letras...”

Maria Teresa tem dois Blogs:
Blogs lindos, cheio de declarações de amor( a seu marido) e muita paz!!!
Conheçam!!!

- Minha querida Maria Teresa, sua base familiar refletiu na linda mulher que é, apesar de conhecer apenas virtualmente, sinto sua energia BOA daqui!
Aqui é seu selinho destaque querida, fique à vontade para leva-lo:


Beijinhos Iluminados e Agradecidos!!

11 Comentários:

  1. Ahhhhhh como é bom VIVER!

    Aproveitar cada momento de sorriso nos lábios!

    Ahhhh como é bom VIVER

    Post inspirador Roberta!
    Amei

    :)

    Responder
    Respostas
    1. An@, sorriso nos lábios, adorooooo...!!!
      Beijinhos Iluminados!!!

      Muita Luz!!

  2. Bom dia Roberta, Parabéns a Maria Tereza pela doçura e sensibilidade, viver a vida sem pressa hoje em dia é um desafio que todos nós deveriamos querer vencer! Ótimo dia! Bjoooooss

    Responder
    Respostas
    1. Kellen,os blogs de Maria Teresa são cantinhos onde ela mostra sua paixão pelo marido e a vida!!!

      Lindo Dia!!!

  3. Conheço os blogs da Maria Tereza e são lindos sempre!!beijos às duas! chica

    Responder
    Respostas
    1. Chica, são lindo nê?!AMO DE PAIXÃO!!!
      São muito transparentes...claros!!!

      Beijinhos Iluminados!!!

  4. Querida Roberta, nem sei como fazermos para agradecer, ficamos deveras muito emocionados.
    Ficou linda sua postagem, trouxemos conosco o lindo selo que nos presenteou.
    Agradecemos do fundo do coração e seja sempre muito feliz e abençoada, que sua vida seja repleta de luz e muito amor sempre...beijos nossos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Teresa, obrigada você por ter dado a permissão para que uma de suas obras estivesse aqui no Blog Luz!!!
      Fico imensamente feliz que tenham gostado!

      Beijinhos de Luz no coração do casal!!!
      Bençãos Plenas!!

  5. É isso mesmo, como é bom viver e aproveitar de todas essas coisas maravilhosas que a vida tem para nos oferecer. Ás vezes nem damos conta que estão mesmo pertinho de nós :)
    Linda mensagem, os meus Parabéns à autora!
    Beijiinhos

    Responder
  6. Olá! Tudo diferente e belo por aqui! Adorei as imagens de muita paz...e harmonia e o texto da Maria Tereza perfeito...vou conhecer...
    Parabéns Roberta!
    Bjs e que seu dia seja ótimo, com paz e bons pensamentos!
    CamomilaRosa

    Responder
  7. Olá Roberta,

    Conheço a Maria Tereza. É uma amizade recente, mas já pude constatar a beleza e sensibilidade de sua alma. Seus blogs são excelentes.

    O texto é lindo. Um convite à arte de bem viver.

    A ilustração ficou encantadora com a arte de Émilie Munier. Parabéns pelo bom gosto!

    Beijos.

    Responder