Divagando...

Divagando...
Bosque da Princesa em Pindamonhangaba - Foto de Maria Teresa de Brum Fheliz Benedito

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O que sinto sobre a Semana Santa, desde sempre


No Domingo de Ramos Jesus foi aclamado Rei quando entrou em Jerusalém montado em um burrinho e o povo gritava: ”Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito seja o reino que vem o reino de nosso Pai Davi! Hosana no mais alto dos céus!” (Mc 11, 9-10)
Jesus foi aclamado Rei pelo povo de Jerusalém!               
Na segunda feira o Evangelho de João nos revela que Jesus foi a Betânia, ofereceram aí um jantar a Ele e Maria lavou os pés de Jesus com um perfume de nardo puro e depois os enxugou com seus cabelos e foi criticada por Judas, dizendo que era para ela vender o perfume e dar o dinheiro aos pobres, disse isso, não por que era bom e justo, mas sim por que era ladrão e por certo ia se oferecer para vender e distribuir aos pobres e claro ficaria com o dinheiro todo.
Jesus mandou que ele deixasse Maria em paz e disse: “ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura, pobres sempre os tereis, mas a mim nem sempre tereis” (João, 12,21).
Na terça feira o Evangelho de João nos revela Jesus falando que um dos seus discípulos o trairá. (João, 12,21).
Na quarta feira o Evangelho de Mateus, 26,14 mostra Judas Iscariotes combinando o valor da taição com os chefes dos sacerdotes.
Neste mesmo dia ao final da tarde os discipulos e Jesus se reunem para ‘comerem a Páscoa’ e nessa ceia Jesus repete que um dels o trairá.
A Eucaristia é instituída nesta ceia de Páscoa. (Mt 26,26-29).
Na quin ta feira João continua o relato de Mateus nos contando como Jesus nesta última ceia lava os pés de seus discipulos e os beija depois de lavar e disse: ”Em verdade vos digo, o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maiuor do que quem o enviou”. (João 13,16).
Chega à pior hora para Jesus, chega à hora de Jesus pagar em nosso lugar os nossos pecados, com morte de cruz. (João 18,1-19,42)
Não existe amor maior que o de Jesus, que se entregou a morte de cruz, por nós pecadores. 
Jesus é julgado, condenado por nenhum crime.
Morreu na cruz para nos salvar, para nos libertar do pecado original.
Meu coração contrito está.
O mesmo povo que o aclamou “Rei” gritou “Crucifica-O”.
Sásbado!
Aleluia!
Jesus ressuscitou!
Que alegria, no terceiro dia Jesus ressuscitou dos mortos.
As mulheres foram ao túmulo para ungir Jesus, se espantaram com o tumulo vazio e um anjo que lá estava disse: ”Jesus ressuscitou” (Mc 16,6) e elas sairam correndo e não contaram a ninguém por medo.
Domingo – Grande Dia a Páscoa do Senhor (Lc 24, 13-35)
O texto a seguir é de ALEXANDRE SOLEDADE
“Um dos discípulos de Emaús era o pai de Judas Tadeu e Tiago, ambos os apóstolos. O que impedia, segundo estudos recentes, o próprio tio de Jesus de reconhecê-lo pelo caminho? O que nos impede ainda de ver a Jesus?
Tristeza, a falta de fé, a descrença, o orgulho, a vaidade, o desamor, a perca da esperança, a decepção, a ansiedade, a urgência, (…) nos cobrem os olhos a graça da presença de Jesus em nosso meio. “(…) Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem”. Em virtude disso, e de outros fatores, deixamos de ver Deus a nos cercar e também de vê-lo no irmão ao nosso lado.
Algo brotou nessa reflexão: O quanto sou igreja? Consigo ver no irmão de outra pastoral ou movimento a face de Jesus? Consigo ver no irmão que perambula pela rua a imagem do seu Senhor? Sou igreja ou uma identidade? Parecem perguntas desconexas, mas tem muito haver com a reflexão.
Alguns movimentos e pastorais sucumbem ou sofrem por falta de humildade. Muitos, como os discípulos de Emaus, andam com o Senhor, mas não o reconhecem. Esquecem que são igreja se apegando a uma identidade pastoral. “Batem no peito” o nome do seu grupo ou movimento, esquecendo o principal: ver Jesus, a própria cabeça da igreja. Assim sucumbiu a teologia da libertação.
Essa cegueira, como dos discípulos de Emaús, tem sinais bem clássicos:
Marcam reuniões nos horários de missas e celebrações, não participam e tão pouco ajudam nas festas comunitárias; não acatam ou aceitam regras de horários; nas missas esquecem da liturgia, não ajudam na campanha da fraternidade, no natal, no advento; não fazem ações sociais; mas no quesito CRITICA, mas como o fazem bem! (risos).
Criam-se leis e a elas se acorrentam
“(…) Digo mais isto: enquanto é menor de idade, o filho que vai herdar a propriedade do pai É TRATADO COMO ESCRAVO, MESMO SENDO, DE FATO, O DONO DE TUDO. Enquanto é menor, há pessoas que tomam conta dele e cuidam dos seus negócios até o tempo marcado pelo pai Assim também nós, antes de ficarmos adultos espiritualmente, fomos escravos dos poderes espirituais que dominam o mundo. Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus”.(Gálatas 4, 1-5)
Mesmo sendo tão IMATUROS vemos Jesus neles, pois ainda não sabem que são os donos de tudo.
Esse evangelho nos apresenta uma vacina ou um alerta: Mesmo caminhando com Jesus, sendo seu próximo, estudando sua Palavra, sem a divina sensibilidade e a docilidade em ouvir não conseguiremos reconhecê-lo. Preciso rever minhas falas e meus conceitos sobre ser igreja. Será que ficar só numa sala rezando é ser igreja? Será que fazer uma ação social sem rezar é ser igreja? Em ambos os casos, é e não é!
Achei o máximo frei Faustino (referencia em liturgia da CNBB) dizer que receber a eucaristia sem meditar a consequência do nosso pecado “como” e “na” comunidade torna nossa comunhão incompleta. Sou santo, mas não me misturo; vou à igreja todos os dias, mas não mudo minha forma de lidar com as pessoas… É preciso rever isso!
Nossa arquidiocese, em virtude do congresso eucarístico, tem vivido esse evangelho sob a perspectiva do Jesus Eucarístico que por muitas vezes não é reconhecido. Trazendo essa ótica do frei Faustino, como posso reconhecer Jesus se fecho os olhos ao irmão, a comunidade, ao que precisa?
Sim, parece utopia, mas busquemos completar o gesto eucarístico com ações, e de forma concreta a começar em nós”.    Escrito por ALEXANDRE SOLEDADE – Pesquisa no Google

Minha simples coclusão:
É muito triste ver tudo que Jesus passou, mas quantas e quantas vezes nós aclamamos Jesus durante a Santa Missa e quando saímos de lá, já começamos a crucificá-lo de novo?
Será que cada um de nós está vivendo o Evangelho de Jesus fora da Missa?
Como está sendo para cada um de nós vivermos a Liturgia fora dela?
Somos agradecidos verdadeiramente pela Misericórdia de Jesus quando Ele morreu por cada um de nós, para nos libertar?
Sempre me questiono assim.
Para ser sincera, preciso melhorar e muito, não é fácil viver a Palavra de Jesus, mas continuarei a tentar vivê-la todos os dias.

Desejo a todos uma Santa Páscoa no renascer no amor, na paz de Jesus.
                                        Maria Teresa 






                

3 comentários:

  1. Lindo minha amiga belo o post referente a semana santa! Sua presença me alegra e suas palavras de carinho é como bálsamo para a minha alma, parece até exagero né...rs,rs mas tem dias que me sinto tão sozinha, é como está em uma multidão de gente e mesmo assim sentir-se sozinha...Mudando de assunto lhe desejo uma linda páscoa com muita alegria no coração e cheios de chocolates deliciosos! beijão doce sabor chocolate! ♥

    ResponderExcluir
  2. Muito linda sua postagem! Pensa-se em páscoa, em ovos, enquanto a necessária reflexão fica esquecida. Que esse dia seja vivido em sua verdadeira essência, o renascimento!

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá Maria Teresa,

    Importante reflexão a sua. Um questionamento bem válido.
    É fato que é difícil seguir e viver o Evangelho de Cristo,
    mas se desejamos chegar até ELE devemos nos esforçar sempre.
    Para isto estamos neste mundo, ou seja, para aprendermos a vivenciar a lei do amor.

    Uma Páscoa abençoada para você e família.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita,volte sempre,deixe aqui seu comentário para que eu possa conhecer um tantinho de você.
Fica sempre com Deus!
Maria Teresa

Mimo de Gracita

Delicadeza de Roberta Maia

Como é bom viver...

Hum, como é bom viver a vida com responsabilidade e alegria!
Mas vida é curta para ser vivida com intolerância, com mau humor e estupidez como tenho visto por ai.
A vida é para ser vivida como se fosse um desabrochar de uma rosa, lentamente. Como o despertar do girassol, que se espreguiça todo até ficar olhando o sol, para melhor aproveitar a sua vida.
Viver a vida como se ela fosse uma sinfonia de pássaros matinais e se prestar atenção ouvirá uma sinfonia diferente a cada amanhecer, é só não ter pressa e ouvir, porque os pássaros estão lá a cada amanhecer.
Viver a vida sem pressa alguma porque a pressa não deixará experimentar o doce sabor que ela oferece a cada dia e olha, ela oferece sabores diferentes e crescedores de se viver.
Viver a vida como se não houvesse noites e só dias e dias de sol.
Então faça da noite do viver o mais lindo dia de sol!!

Arte: Émilie Munier
Autoria: Maria Teresa

Palavras da autora: “...nasci rodeada por livros, boa música, pinturas de quadros (papai tinha um atelier em casa), bordados (mamãe bordava lindamente) e muita religiosidade, caçula de três irmãos homens, temporã de pais na meia idade, fui educada com muito amor e mimo......adoro poesia e deixo o coração ditar e minhas mãos copiarem sobre o papel e ou teclado...amo ler e escrever, gosto muito de brincar com as letras...”

Maria Teresa tem dois Blogs:
Blogs lindos, cheio de declarações de amor( a seu marido) e muita paz!!!
Conheçam!!!

- Minha querida Maria Teresa, sua base familiar refletiu na linda mulher que é, apesar de conhecer apenas virtualmente, sinto sua energia BOA daqui!
Aqui é seu selinho destaque querida, fique à vontade para leva-lo:


Beijinhos Iluminados e Agradecidos!!

11 Comentários:

  1. Ahhhhhh como é bom VIVER!

    Aproveitar cada momento de sorriso nos lábios!

    Ahhhh como é bom VIVER

    Post inspirador Roberta!
    Amei

    :)

    Responder
    Respostas
    1. An@, sorriso nos lábios, adorooooo...!!!
      Beijinhos Iluminados!!!

      Muita Luz!!

  2. Bom dia Roberta, Parabéns a Maria Tereza pela doçura e sensibilidade, viver a vida sem pressa hoje em dia é um desafio que todos nós deveriamos querer vencer! Ótimo dia! Bjoooooss

    Responder
    Respostas
    1. Kellen,os blogs de Maria Teresa são cantinhos onde ela mostra sua paixão pelo marido e a vida!!!

      Lindo Dia!!!

  3. Conheço os blogs da Maria Tereza e são lindos sempre!!beijos às duas! chica

    Responder
    Respostas
    1. Chica, são lindo nê?!AMO DE PAIXÃO!!!
      São muito transparentes...claros!!!

      Beijinhos Iluminados!!!

  4. Querida Roberta, nem sei como fazermos para agradecer, ficamos deveras muito emocionados.
    Ficou linda sua postagem, trouxemos conosco o lindo selo que nos presenteou.
    Agradecemos do fundo do coração e seja sempre muito feliz e abençoada, que sua vida seja repleta de luz e muito amor sempre...beijos nossos no coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Teresa, obrigada você por ter dado a permissão para que uma de suas obras estivesse aqui no Blog Luz!!!
      Fico imensamente feliz que tenham gostado!

      Beijinhos de Luz no coração do casal!!!
      Bençãos Plenas!!

  5. É isso mesmo, como é bom viver e aproveitar de todas essas coisas maravilhosas que a vida tem para nos oferecer. Ás vezes nem damos conta que estão mesmo pertinho de nós :)
    Linda mensagem, os meus Parabéns à autora!
    Beijiinhos

    Responder
  6. Olá! Tudo diferente e belo por aqui! Adorei as imagens de muita paz...e harmonia e o texto da Maria Tereza perfeito...vou conhecer...
    Parabéns Roberta!
    Bjs e que seu dia seja ótimo, com paz e bons pensamentos!
    CamomilaRosa

    Responder
  7. Olá Roberta,

    Conheço a Maria Tereza. É uma amizade recente, mas já pude constatar a beleza e sensibilidade de sua alma. Seus blogs são excelentes.

    O texto é lindo. Um convite à arte de bem viver.

    A ilustração ficou encantadora com a arte de Émilie Munier. Parabéns pelo bom gosto!

    Beijos.

    Responder